Além de outras coisas, ainda pesa diariamente sobre mim a preocupação com todas as igrejas (2 Coríntios 11:28 NVI).

Amados irmãos e irmãs, graça e paz da parte de nosso Senhor Jesus Cristo vos sejam multiplicadas!

Por meio desta via de comunicação, temos o desejo de cientificar a Igreja sobre a criação de um “Calendário Anual Eclesiástico”, a ser implementado em todas as nossas Igrejas e Congregações no território nacional, com o apoio e suporte técnico da CBSDB — Conferência Batista do Sétimo Dia Brasileira, por meio de seus Departamentos.

Leia também alguns artigos relacionados:

Confira o novo site do Departamento de Música da CBSDB Confira o novo site do Departamento de Música da CBSDB
Igreja no Brasil
Agora temos mais uma novidade no ar! O Departamento de Música da Conferência Batista do Sétimo Dia...
Atividades com crianças movimentam igrejas pelo Brasil em outubro Atividades com crianças movimentam igrejas pelo Brasil em outubro
Igreja no Brasil
 Instrui a criança no caminho em que deve andar, e mesmo quando envelhecer não se desviará dele...

Ressalte-se, por oportuno, que o mencionado “Calendário Eclesiástico Anual Batista do Sétimo Dia” já foi devidamente votado na primeira reunião administrativa conjunta oficial da atual gestão, realizada nos dias 16 e 17/02/2019, na Segunda IBSD em Curitiba.

Com a vênia da redundância, julgamos relevante enfatizar que a elaboração do Calendário Anual decorre de exaustivas reflexões, estudos e pesquisas em diferentes instituições eclesiásticas organizadas. Nada disso, contudo, tomaria corpo se não houvesse constante consulta ao Pai das luzes, por meio da oração e da meditação.   

Em suma, o Corpo Diretivo da Igreja, após consciente e reflexiva discussão, houve por bem aprovar o Calendário Anual BSDB. 

Eis, pois, um resumo da proposta levada pelo Presidente e aprovada pela Diretoria Geral e Conselho de Administração:

 

CALENDÁRIO ANUAL DA CBSDB – 2019

 

1. Janeiro

  1. Semana Mundial de Oração entre os dias 5 e 11.
  2. Sugere-se que as Igrejas providenciem uma programação especial comemorando o aniversário do lançamento da pedra fundamental da IBSD brasileira, ocorrido em 19/01/1913. Sugere-se, ainda, a realização de um jejum.

 Obs.: Estas programações e sugestões de atividades deverão ser coordenadas pelos seguintes ministérios: (i) Secretaria Geral da CBSDB, (ii) Departamento de História e (iii) Departamento Ministerial.

 

2. Fevereiro/março

Considerando-se que, via de regra, em fevereiro ocorre o Carnaval, às vezes, em março (como é caso deste ano de 2019), recomendamos que os ministrantes locais (Pastores, Presbíteros, Diáconos, Diaconisas e demais lideranças) estimulem a realização de Retiros e Acampamentos de jovens, extensível a toda a Igreja.

Obs.: Estas programações e sugestões de atividades deverão ser coordenadas pelos seguintes ministérios: (i) Federação de Jovens, (ii) Departamento de Adolescentes e (iii) Federação de Mulheres.

 

3. Abril

Eleito como o mês de incentivo às Missões. Sugerimos seja explorado nas Igrejas uma programação especial alusiva à Páscoa. Algumas Igrejas celebram a Santa Ceia nessa ocasião, tendo como mote a expressão paulina: “Cristo é a nossa Páscoa” (1 Coríntios 5:7).

Obs.: Estas programações e sugestões de atividades deverão ser coordenadas pelos seguintes ministérios: (i) Departamento de Evangelismo e Missões, (ii) Departamento de Adolescentes, (iii) Departamento Infanto-juvenil e (iv) Federação de Mulheres.

 

4. Maio

Eleito como o mês da família. É o mês das mães. É, também, o mês das noivas. Sugerimos sejam produzidas nas Igrejas programações especiais encarecendo o valor da família nos planos de Deus para o Seu povo. Devemos abrir as portas para a criatividade, sem perder o aspecto solene da programação.

Obs.: Estas programações e sugestões de atividades deverão decorrer de ações combinadas dos seguintes ministérios: (i) Departamento de Lar e Família, (ii) Federação de Mulheres, (iii) Departamento de Adolescentes, (iv) Departamento Infanto-juvenil, (v) Departamento de Evangelismo e Missões e (vi) Departamento de Música.

 

5. Junho

  1. No calendário da Convenção Batista Brasileira – CBB, consta o 2º domingo de junho como o Dia do Pastor. Em simetria, porém preservando a peculiaridade de sermos uma Igreja Batista que guarda o sábado (IBSD), a Diretoria Geral aprovou a escolha do 2º sábado de junho de cada ano, o Dia do Pastor Batista do Sétimo Dia.
  2. Aqui, deve-se dar asas à imaginação na criação de uma programação especial para a Igreja, sem perder de vista os visitantes.  

 Obs.: Estas programações e sugestões de atividades deverão decorrer de ações combinadas dos seguintes ministérios: (i) Secretaria Geral, (ii) Departamento Ministerial e (iii) Departamento de Música.

Leia também alguns artigos relacionados:

A Educação na IBSD: Uma nova visão A Educação na IBSD: Uma nova visão
Mensagem do Presidente
  Além disso, enfrento diariamente uma pressão interior, a saber, a minha preocupação com todas as...
Logotipo Departamento Infanto-Juvenil Logotipo Departamento Infanto-Juvenil
Infanto-Juvenil
Graça e Paz amados irmãos em Cristo Jesus! Gostaríamos de lhes apresentar o novo logotipo do...

 

6. Julho

  1. Inovamos lançando a Semana Nacional de Oração Jovem. Obviamente, é uma semana de oração para toda a Igreja. Mas, o alvo primordial é o fortalecimento da fé dos nossos jovens batistas do sétimo.
  2. Considerando-se que a maioria dos jovens estuda à noite, escolhemos um mês de férias. Temos como sugestão a 2ª ou a 3ª semana do mês de julho, visto que na primeira semana, ainda há aulas e, na última, estas já terão reiniciado.
  3. Pode-se programar a realização de EBF – Escola Bíblica de Férias.

 Obs.: Estas programações e sugestões de atividades deverão decorrer de ações combinadas dos seguintes ministérios: (i) Federação de Jovens, (ii) Departamento Ministerial, (iii) Departamento Infanto-Juvenil e (iv) Departamento de Adolescentes.

 

7. Agosto

Sugerimos a realização de ações de evangelismo, aproveitando-se da data de comemoração do dia dos pais.

Obs.: Estas programações e sugestões de atividades deverão decorrer de ações combinadas dos seguintes ministérios: (i) Departamento de Evangelismo, (ii) Departamento Ministerial, (iii) Federação de Jovens, (iv) Federação de Mulheres, (v) Departamento Infanto-Juvenil, (vi) Departamento de Adolescentes, (vii) Departamento de Música e (viii) Departamento de Lar e Família.

 

8. Setembro 

  1. Sugerimos a realização de ações de evangelismo, aproveitando-se a data cívica da Semana da Pátria.
  2. Ademais, pode-se explorar a campanha social de orientação e conscientização, entre nós conhecida como “setembro amarelo”.

Obs.: Estas programações e sugestões de atividades deverão decorrer de ações combinadas dos seguintes ministérios: (i) Departamento de Evangelismo e (ii) Federação de Jovens.

 

9. Outubro 

  1. Sugerimos a realização de ações de evangelismo, aproveitando-se a data comemorativa do dia das crianças.
  2. Vale lembrar, também, que neste mês se comemora a Reforma Luterana (31 de outubro de 1517), com a pregação das famosas 95 teses na porta do Castelo de Wittenberg, na Alemanha. Os Pastores e ministrantes da Palavra poderiam pensar em uma pregação que abordasse os famosos “cinco ‘sola’”, proclamados por Martin Luther, a saber: (i) sola scriptura (só a Bíblia), (ii) sola fide (só a fé), (iii) solus Christus (só Cristo), (iv) sola gratia (só a graça) e (v) soli Deo gloria (glória somente a Deus).
  3. Ademais, pode-se explorar a campanha social de orientação, entre nós conhecida como “outubro rosa”.

Obs.: Estas programações e sugestões de atividades deverão decorrer de ações combinadas dos seguintes ministérios: (i) Departamento de Evangelismo, (ii) Departamento Infanto-juvenil, (iii) Federação de Mulheres e (iv) Departamento de Música.

 

10. Novembro

  1. Sugerimos a implementação do incentivo à música em geral na Igreja. Pode-se separar um sábado à noite para uma programação evangelística especial musical (cantata, recital, jograis, poesias, etc.).
  2. Pode-se programar um encontro regional sobre liturgia e adoração (na Velha Aliança, na Igreja Primitiva, na Igreja Pós-apostólica e hoje).
  3. Ademais, pode-se explorar a campanha social de orientação, entre nós conhecida como “novembro azul”.

 Obs.: Estas programações e sugestões de atividades deverão decorrer de ações combinadas dos seguintes ministérios: (i) Departamento de Música, (ii) Departamento de Evangelismo e (iii) Federação de Jovens.

 

11. Dezembro

  1. Sugerimos atividades na Igreja visando à reconsagração.  
  2. A Sociedade Bíblica do Brasil elegeu o 2º domingo de dezembro como sendo “O Dia da Bíblia”.
  3. Logo, deverão ser envidados esforços evangelísticos com a finalidade de divulgar a Bíblia (se possível, distribuição gratuita de Bíblias, fruto de prévia doação de irmãos abastados).
  4. Natal. Conquanto a data não seja correta e, a par disso, haja deturpação consumista para o evento do 1º advento de Cristo, nossas Igrejas podem explorar essa data para a realização de evangelismo, cientificando a todos sobre o “Verdadeiro Natal” e o “Verdadeiro Espírito do Natal”.
  5. Por último, vale lembrar que é o mês do encerramento das atividades do ano. Assim, revela-se muito apropriada a realização de um Culto de Ações de Graças.

Obs.: Estas programações e sugestões de atividades deverão decorrer de ações combinadas dos seguintes ministérios: (i) Departamento de Evangelismo, (ii) Departamento Infanto-juvenil, (iii) Departamento de Adolescentes; (iv) Federação de Mulheres, (v) Departamento de Música e (vi) Federação de Jovens.

Por diferentes razões alheias à nossa vontade, não foi possível implementar as programações propostas, consoante desejávamos, neste ano de 2019. É certo que já estamos em setembro e, afora este mês, ainda temos três meses pela frente até a virada do ano. Ao ensejo, lançamos a todas as lideranças de nossas Igrejas o desafio de se programarem ou, então, incluírem em suas programações as propostas para os meses restantes (outubro, novembro e dezembro).

Deus nos abençoe!

Bernardino de Vargas Sobrinho

Pastor Geral — Presidente da Conferência Batista do Sétimo Dia Brasileira

Leia também alguns artigos relacionados:

Departamento Infanto-Juvenil na IBSD de Campo Grande Departamento Infanto-Juvenil na IBSD de Campo Grande
Departamentos
Uma igreja que se importa com as pessoas, levando a sério a lei do amor. Quanta dedicação! Quanto...
O Que Fazer no Dia de Sábado? O Que Fazer no Dia de Sábado?
Café Com Deus
Os Batistas do Sétimo Dia possuem a convicção, expressa em seu próprio nome denominacional, de que o...