Há poucos dias, um ato revoltante chocou a população brasileira e repercutiu nas diversas redes sociais. Na cidade de Osasco, na Grande São Paulo, o segurança de um grande supermercado feriu um cachorro gravemente com uma barra metálica, provocando a sua morte. O animal morreu em decorrência de choque hipovolêmico ou choque hemorrágico, de acordo com o depoimento da veterinária da prefeitura que o atendeu à Polícia Civil.

O segurança está sendo indiciado pelo artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais, por praticar abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais. A pena prevista é de 3 meses a 1 ano de prisão, além de multa, que pode ser aumentada em até um terço devido à morte. Porém, ele vai responder em liberdade, devido ao crime ser considerado de baixo potencial ofensivo.

Em meio a esses tristes acontecimentos, gostaria de trazer uma série de textos bíblicos para a reflexão dos cristãos. Crendo que as Escrituras Sagradas são uma revelação do amor e da vontade de Deus para com o ser humano, é relevante que saibamos o que elas têm a nos dizer quanto a como devemos nos comportar em relação aos animais. Veremos que ao longo da Bíblia é demonstrado que:

Leia também alguns artigos relacionados:

O fiel guarda dos homens O fiel guarda dos homens
Comentário da lição
LEVANTAREI os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. LEVANTAREI os meus...
Declaração de Fé: A Bíblia Sagrada
Comentário da lição
NOSSA DECLARAÇÃO: “Cremos que a Bíblia é a Palavra inspirada de Deus e é nossa autoridade final e...

  1. Deus Se importa com os animais;
  2. essa preocupação é manifesta especialmente na legislação que Ele entregou ao povo de Israel por meio de Moisés;
  3. o cuidado com os animais é um traço do caráter das pessoas justas; e
  4. Deus promete a presença dos animais no futuro paraíso restaurado.

Deus Se Importa com os Animais

“Então Deus lembrou-se de Noé e de todos os animais selvagens e rebanhos domésticos que estavam com ele na arca, e enviou um vento sobre a terra, e as águas começaram a baixar.” (Gênesis 8:1)

“Tu, Senhor, preservas tanto os homens quanto os animais.” (Salmos 36:6)

“Os leões rugem à procura da presa, buscando de Deus o alimento, mas ao nascer do sol eles se vão e voltam a deitar-se em suas tocas.” (Salmos 104:21-22)

“Quantas são as tuas obras, Senhor! Fizeste todas elas com sabedoria! A terra está cheia de seres que criaste. Eis o mar, imenso e vasto. Nele vivem inúmeras criaturas, seres vivos, pequenos e grandes. Nele passam os navios, e também o Leviatã, que formaste para com ele brincar. Todos eles esperam em ti para que lhes dês o alimento no tempo certo; tu lhes dás, e eles o recolhem, abres a tua mão, e saciam-se de coisas boas.” (Salmos 104:24-28)

“Abres a tua mão e satisfazes os desejos de todos os seres vivos.” (Salmos 145:16)

“Ele cobre o céu de nuvens, concede chuvas à terra e faz crescer a relva nas colinas. Ele dá alimento aos animais, e aos filhotes dos corvos quando gritam de fome.” (Salmos 147:8-9)

“Palavra do Soberano Senhor, daquele que reúne os exilados de Israel: ‘Reunirei ainda outros àqueles que já foram reunidos. Venham todos vocês, animais do campo; todos vocês, animais da floresta, venham comer!’” (Isaías 56:8-9)

“Então eu, com muito mais razão, devo ter pena da grande cidade de Nínive, onde há mais de cento e vinte mil crianças inocentes e também muitos animais!” (Jonas 4:11)

“Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?” (Mateus 6:26)

“Não se vendem dois pardais por uma moedinha? Contudo, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do Pai de vocês.” (Mateus 10:29)

A Legislação Bíblica Visava (Também) o Bem Animal

“...mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades.” (Êxodo 20:10)

“Se encontrares desgarrado o boi do teu inimigo ou o seu jumento, lho conduzirás. Se vires prostrado debaixo da sua cerca o jumento daquele que te aborrece, não o abandonarás, mas ajudá-lo-ás a erguê-lo.” (Êxodo 23:4-5)

Leia também alguns artigos relacionados:

Maior é o que está em nós: Jesus! Maior é o que está em nós: Jesus!
Café Com Deus
“Portanto, obedeçam a Deus e enfrentem o Diabo, que ele fugirá de vocês.” (Tiago 4:7, NTLH)...
A Melhor Hora de Orar A Melhor Hora de Orar
Café Com Deus
A melhor hora para orar é quando não se tem vontade. Sim, porque é a hora em que mais precisamos! A...

“Plantem e colham em sua terra durante seis anos, mas no sétimo deixem-na descansar sem cultivá-la. Assim os pobres do povo poderão comer o que crescer por si, e o que restar ficará para os animais do campo. Façam o mesmo com as suas vinhas e com os seus olivais.” (Êxodo 23:10-11)

“Seis dias farás a tua obra, mas, ao sétimo dia, descansarás; para que descanse o teu boi e o teu jumento; e para que tome alento o filho da tua serva e o forasteiro.” (Êxodo 23:19)

“Não arem a terra usando um boi e um jumento sob o mesmo jugo.” (Deuteronômio 22:10)

“Não amordacem o boi enquanto está debulhando o cereal.” (Deuteronômio 25:4)

Os Justos Cuidam dos Animais

“O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o coração dos perversos é cruel.” (Provérbios 12:10)

“Quando a jumenta viu o Anjo do Senhor, deitou-se debaixo de Balaão. Acendeu-se a ira de Balaão, que bateu nela com uma vara. Então o Senhor abriu a boca da jumenta, e ela disse a Balaão: ‘Que foi que eu fiz a você, para você bater em mim três vezes?’” (Números 22:27-28)

“Até quando a terra ficará de luto e a relva de todo o campo estará seca? Perecem os animais e as aves por causa da maldade dos que habitam nesta terra, pois eles disseram: ‘Ele não verá o fim que nos espera.’” (Jeremias 12:4)

“Se um de vocês tiver um filho ou um boi, e este cair num poço no dia de sábado, não irá tirá-lo imediatamente?” (Lucas 14:5)

Animais nos Novos Céus e Nova Terra

“O lobo viverá com o cordeiro, o leopardo se deitará com o bode, o bezerro, o leão e o novilho gordo pastarão juntos; e uma criança os guiará. A vaca se alimentará com o urso, seus filhotes se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi. A criancinha brincará perto do esconderijo da cobra, a criança colocará a mão no ninho da víbora. Ninguém fará nenhum mal, nem destruirá coisa alguma em todo o meu santo monte, pois a terra se encherá do conhecimento do Senhor como as águas cobrem o mar.” (Isaías 11:6-9)

“O lobo e o cordeiro comerão juntos, e o leão comerá feno, como o boi, mas o pó será a comida da serpente. Não farão nem mal nem destruição em todo o meu santo monte, diz o Senhor.” (Isaías 65:25)

Todos os maus tratos e violências aos animais são uma violação da vontade de Deus. Devemos amar e proteger os animais, assim como o Criador deles e nosso o faz.

Leia também alguns artigos relacionados:

Agradar a Deus Agradar a Deus
Café Com Deus
Salmos 51: 16 e 17 16 Pois não desejas sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em...
A Luz da Palavra A Luz da Palavra
Café Com Deus
Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. Desde o momento em...