Meu filho, escute o que lhe digo; preste atenção às minhas palavras. Nunca as perca de vista; guarde-as no fundo do coração, pois são vida para quem as encontra e saúde para todo o seu ser. Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida. Afaste da sua boca as palavras perversas; fique longe dos seus lábios a maldade. Olhe sempre para a frente, mantenha o olhar fixo no que está adiante de você. Provérbios 420-25

Quando se fala em coração logo pensamos em sentimentos, emoções e vontades. É interessante perceber que na perfeita anatomia do nosso corpo, o coração é o órgão mais bem protegido. A estrutura torácica contém ao todo 37 ossos que formam uma espécie de caixa protetora, onde o coração fica literalmente “guardado”.

 Na Teologia Bíblica o coração é a sede dos desejos, das vontades, toda a vida. E a Palavra de Deus nos orienta a tomar alguns cuidados e seguir as instruções que nos garantem a proteção e saúde do nosso “coração”.

Leia também alguns artigos relacionados:

Mulheres na História Batista do Sétimo Dia Mulheres na História Batista do Sétimo Dia
Mulheres
Com a vinda de Cristo a este mundo, a situação das mulheres mudou dramaticamente. Nas nações pagãs...
Florescendo em qualquer estação Florescendo em qualquer estação
Mulher
      Uma caminhada se faz de passos, um de cada vez, mas somente trilhar um caminho não dá a...

I) Primeiro Cuidado: Alimentação. Provérbios 4 20-22.

A primeira dica neste trecho está relacionada à Palavra de Deus; e, sobretudo, que devemos dar a devida atenção a Quem está nos ensinando e O que está sendo ensinado. Como você tem se alimentado? Você tem dado ouvidos à Palavra de Deus, viva, eterna e eficaz?

1.1.   A Palavra de Deus é alimento para a vida!

Em Mateus 4:4. O próprio Jesus disse:

 “Está escrito: NEM SÓ DE PÃO VIVERÁ O HOMEM…"

 Muitas pessoas pensam que pão, e alimento consistente em geral, é a única coisa que eles precisam para viver. Embora seja verdade que o alimento material é necessário para a sobrevivência e satisfazer a fome física, contudo, conforme o próprio Jesus disse, há algo essencial para nossas vidas:

"Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus."

 De acordo com esta passagem, para tornar sua vida abundante e não apenas de sobrevivência você precisa, “de toda palavra que provém da boca de Deus”, ou seja, você precisa da Palavra de Deus.

 A Bíblia, Palavra Divina, escrita por homens inspirados por Deus para nos revelar a dimensão do Seu amor pelo ser humano; o plano perfeito concluído em Cristo e por Cristo, para resgatar o homem do pecado.

 Portanto, para uma vida saudável, e um bom desempenho do seu coração, alimenta-se da Palavra de Deus que é rica em conselhos que nutrem nossa alma. Procure o que vem de Deus; dê atenção ao que vem de Deus, e então você terá a sabedoria necessária para uma vida equilibrada e saudável. – “pois são vida para quem as encontra e saúde para todo o seu ser”.

“Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera”. Tiago 3:17

Leia também alguns artigos relacionados:

Restauradas para Florescer Restauradas para Florescer
Mulheres
Todas as árvores do campo saberão que eu, o Senhor, faço cair a árvore alta e faço crescer bem alto...
A lei, a carne e o espírito
Comentário da lição
Que diremos pois?Texto de EstudoQue diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu n&...

 II) Segundo Cuidado: Tenha bons hábitos. Provérbios 423-25.

Uma vida saudável está pautada no equilíbrio.  A ciência tem demonstrado que os vícios, o sedentarismo e a má alimentação são as principais causas das disfunções cardíacas. Nestes casos orienta-se que adquiramos novos hábito e que tenhamos uma vida regrada!

Em nosso relacionamento com Deus; em se tratando da nossa vida espiritual, devemos seguir este conselho: Bons hábitos!

A palavra de Deus nos orienta a proteger nosso coração sobre todas as coisas, por que dele depende toda a vida, por que dele procedem as fontes da vida, ou as saídas da vida. E qual bom hábito nos ajudará nesta tarefa?

2.1) Afaste-se das palavras perversas: Jesus diz que a boca fala do que o coração está cheio, então mais uma vez, voltamos ao conteúdo, AO QUE tem preenchido nosso coração; palavras perversas = palavras que contém maldade, injustiça, más-intenções, impurezas, inveja. E não pensem vocês que somos imunes a tais sentimentos, infelizmente, nossa natureza pecaminosa e carnal é nutrida por esses sentimentos quando não preenchemos nosso coração com a palavra de Deus. Não somos imunes, mas podemos lutar contra isso. Afastar-nos das palavras perversas, implica em aproximar-nos mais das palavras de vida, que só encontramos em Deus. E o Espírito Santo é o nosso agente motivador; pois nos convence do que é errado e carnal, nos faz lembrar os ensinos de Cristo e fortalece a nossa fé;

 2.2)  Olhe sempre à frente: Nunca esqueceremos a realidade da nossa vida sem Cristo, nunca esqueceremos que estávamos imersos no pecado, e estávamos totalmente distantes da presença de Deus, não fosse o sacrifício substitutivo de Jesus. Mas nossa vida hoje não está pautada no que éramos e sim, no que nos tornamos em Cristo “novas criaturas”, as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo! Não podemos olhar para trás com saudosismo. Não podemos olhar para o velho homem e tentar desenterra-lo. Não há uma vida nova se ainda mantivermos viva a velha natureza pecaminosa, os maus hábitos da antiga vida, antes de Cristo. A Bíblia relata a história de uma mulher que em situação de quase morte por apedrejamento (segundo as tradições e leis judaicas a sentença para adultério), recebe o perdão de Cristo e uma ordem vital: Vá, e não peques mais. Ou seja, siga seu caminho, e abandone totalmente seu pecado. Não volte a praticar aquilo que quase lhe custou a vida. Siga em frente e não olhe para trás, mantenha seu olhar fixo no alvo: nosso alvo é Cristo, é a Vida Eterna.

2.3)  Olhe bem por onde anda: Há um jargão popular que diz: Deixe a vida me levar! Ainda que essa vida fosse em Cristo, mas não é. A vida que é citada neste ditado e que até se tornou letra de uma música famosa, é a vida do mundo, aquela que é passageira, aquela que é vivida somente para satisfação pessoal, aquela que é impensada, simplesmente movida conforme o balanço do mundo. Devemos olhar muito bem por onde andamos, por que há duas portas e dois caminhos: a porta larga e o caminho largo (regados com facilidades, coisas agradáveis e que satisfazem seu ego), mas que levam à perdição, e a porta estreita (repleta de renúncias, morte do seu “eu”, e isso é difícil - renunciar à nossa vontade para que a vontade de Deus seja soberana - mas que nos levará à vida). Qual caminho você tem trilhado? Siga esta orientação para que tenhas vida em abundância!

Nosso coração, a sede dos nossos sentimentos e desejos, dita como viveremos. Salomão disse que acima de tudo, devemos guardar nosso coração, tendo a certeza de que se nossos desejos estiverem de acordo com os propósitos de Deus, permaneceremos no caminho certo. Certifique-se de que seus afetos conduzem sua vida na direção certa. Coloque limites para seus desejos. Não siga tudo o que vê. Olhe para frente, seja persistente e perseverante, mantenha seus olhos fixos em sua meta e não se desvie para caminhos que levam ao pecado.

Mulher, como está seu coração? Está bem guardado? 

"Feliz Dia da Mulher"

Leia também alguns artigos relacionados:

Graça maravilhosa
Comentário da lição
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida...
As bênçãos da justificação
Comentário da lição
Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda...