Nós nos lembramos dos peixes que comíamos de graça no Egito, e também dos pepinos, das melancias, dos alhos-porós, das cebolas e dos alhos. Mas agora perdemos o apetite; nunca vemos nada, a não ser este maná!Números 11:5-6

Ah, o passado! Quem nunca lembrou dele com saudades? Pode ser o tempo de criança, momentos com familiares e amigos, tempos de escola ou faculdade, o emprego anterior, a casa antiga, enfim, todos têm algum passado que se pudessem, gostariam de revivê-lo.

No versículo acima, vemos que o povo estava nessa fase. Lembravam do tempo em que estavam no Egito com saudades, pois no deserto não tinham todos os alimentos que comiam lá. Começaram, então, a reclamar do que Deus, tão amorosa e fantasticamente, estava oferecendo a eles.

Leia também alguns artigos relacionados:

Escolha não se contaminar! Escolha não se contaminar!
Café Com Deus
“Daniel, contudo, decidiu não se tornar impuro com a comida e com o vinho do rei, e pediu ao chefe...
E você, está disposto? E você, está disposto?
Café Com Deus
“Mudaste o meu pranto em dança, a minha veste de lamento em veste de alegria, para que meu coração...

O maná simplesmente caia do céu. Eles não tinham que fazer nada, além de prepará-lo para comer, bem diferente do Egito, onde eram escravos e trabalhavam arduamente para conseguir o alimento. Porém, as pessoas estavam esquecendo do livramento que Deus lhes dera e da provisão que estava lhes dando. Estavam com os olhos no passado, ao invés de estarem com os olhos no agir de Deus no presente.

Corremos o mesmo risco ao olhar para trás. Não que não seja bom relembrar os momentos agradáveis de nossa vida, claro que é. Mas a questão é não se prender lá. Podemos e devemos manter as lembranças boas vivas em nossa mente, porém, temos que estar cientes de que são lembranças, foram momentos bons, mas passaram. Agora, temos o hoje para viver e fazer com que um dia também lembremos dessa fase de nossa vida com saudades.

Não podemos fechar os olhos para o que Deus tem feito em nossa vida. Às vezes, pode parecer que antes era melhor, que agora a vida está chata, está cheia de problemas e logo vir o pensamento: “Ah, os tempos em que tudo era só alegria!” Bons tempos não é mesmo? Mas hoje, você tem desafios para enfrentar, hoje você precisa levantar a cabeça e ir em frente, e um dia você vai ver que esse presente, o hoje que você está passando, era necessário para que seu futuro fosse ainda melhor que o seu passado. Você entendeu?

A vida é feita de momentos, e temos que viver cada um deles de forma única. Momentos bons ou ruins, todos nos trarão ensinamentos e lições preciosas. Deus está agindo a todo momento, e nós muitas vezes não vemos, por estar com os olhos em outro momento de nossa vida, que já passou.

O tempo que você está vivendo é hoje, é agora. E Deus está ao seu lado, cuidando de você, dando livramento, dando provisão... você consegue ver, sentir isso? Você precisa ver! Você precisa sentir! Isso fará toda diferença. Você verá que Deus já trabalhou muito a seu favor, e que só chegou até aqui porque Ele o sustentou.

Recorde sim os momentos bons, mas não deixe a ingratidão tomar conta do seu coração. Bons momentos aqueles, bons momentos podem ser estes também. Preste atenção no agir de Deus em sua vida!

Leia também alguns artigos relacionados:

O Povo mais Feliz do Mundo O Povo mais Feliz do Mundo
Café Com Deus
“Às vezes ficamos tristes, outras vezes ficamos alegres. Parecemos pobres, mas enriquecemos muitas...
É preciso alimentar o espírito! É preciso alimentar o espírito!
Café Com Deus
 “Por isso nunca ficamos desanimados. Mesmo que o nosso corpo vá se gastando, o nosso espírito vai...