Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos.Gênesis 50:20

Você já deve ter ouvido a história de José. Um jovem que, por causa do ciúme dos seus irmãos, foi vendido por eles a uma caravana de ismaelitas. Você também deve ter ouvido falar de como José se manteve firme em Deus em todas as provações que enfrentou.

Ele era apenas um jovem quando seus irmãos praticaram tal maldade contra ele, e com certeza, teve seus momentos de desespero. Porém, nunca deixou de confiar no seu Senhor, e foi por isso que sempre em meio ao sofrimento, algo de bom acontecia a José.

Leia também alguns artigos relacionados:

Escolha não se contaminar! Escolha não se contaminar!
Café Com Deus
“Daniel, contudo, decidiu não se tornar impuro com a comida e com o vinho do rei, e pediu ao chefe...
A luz da vida! A luz da vida!
Café Com Deus
“Falando novamente ao povo, Jesus disse: Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em...

Ah, se fôssemos como José! Se como ele, no meio da provação nos apegássemos a Deus e confiássemos que Ele está ao nosso lado... Acredito que há “Josés” ainda em nossos tempos sim, porém, a maioria de nós não é. Basta o vento soprar um pouco mais forte, basta surgir uma discussão, um probleminha aqui ou outro ali, para as perguntas começarem a surgir.

Quem nunca ouviu que a vida é um grande quebra cabeça? E que só vamos entender quando ele estiver completo? Há quebra-cabeças que são simples, mas há outros que honram o nome do jogo. Às vezes, as peças não se encaixam, dá vontade de desistir, porém, quando completo tudo faz sentido e a sensação de ter conseguido montar aquela “coisa complicada” é realmente muito boa.

Talvez possamos comparar a nossa vida a esse jogo. A vida de José é um exemplo. A princípio, não conseguimos entender o porquê de tanto sofrimento a um simples jovem temente a Deus, mas o desenrolar de sua história nos mostra o magnífico agir do Grande Artista. Apesar de parecer que as peças não se encaixavam, no fim deu tudo certo. Finalmente, tudo o que aconteceu com José passou a fazer sentido, e os caminhos que pareciam para a morte, foram caminhos para a vida, e para a vida de muitos!

Os mais privilegiados, talvez, sejamos nós, que hoje podemos ver a obra completa, tomar o exemplo para nossa vida e aprender com essa impressionante história. Não deve ter sido fácil para José passar por tudo o que passou. E, quem sabe, para você também não esteja sendo fácil. Mas você pode ter a certeza de que há um Deus no controle de tudo, que pode fazer as peças se encaixarem e tornar o mal em bem. Ele pode, e Ele faz!

Não são poucas as vezes que parece que está tudo dando errado em nossa vida, mas são nesses momentos que temos que confiar em Deus e extrair o ensinamento que Ele quer nos passar. Acredite que no final todas as peças irão se encaixar.

Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos.Provérbios 16:9

 

 

Leia também alguns artigos relacionados:

E você, está disposto? E você, está disposto?
Café Com Deus
“Mudaste o meu pranto em dança, a minha veste de lamento em veste de alegria, para que meu coração...
O Povo mais Feliz do Mundo O Povo mais Feliz do Mundo
Café Com Deus
“Às vezes ficamos tristes, outras vezes ficamos alegres. Parecemos pobres, mas enriquecemos muitas...