Mulher

      Uma caminhada se faz de passos, um de cada vez, mas somente trilhar um caminho não dá a certeza de termos atingido nosso objetivo. Com as plantas, também pode acontecer o mesmo. Enfrentar a dificuldade de transformar-se de planta, depois em árvore, amadurecer o suficiente para produzir flores, mas não chegar a gerar novas sementes ou os frutos, tão esperados. E ainda, apesar de cumprir todos os ciclos de maneira satisfatória e produtiva, espera-se que, mesmo no fim de sua vida, ela continue a dar os mesmos resultados, na mesma velocidade e qualidade de outrora. É o que o ser humano tem buscado através da evolução das tecnologias agrárias e desenvolvimento de aprimoramento das sementes, tanto alimentícias quanto de plantas ornamentais.

Quando recebi a notícia de que seria mãe, milhões de dúvidas e preocupações vieram à minha cabeça. Surgiu o medo da responsabilidade e um friozinho na barriga ao imaginar as hipotéticas situações que viveria com aquele ser ainda sem forma em meu ventre.

“Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis”. Provérbios 31:10

O dicionário nos dá a seguinte definição sobre a palavra “retrato”: “Representação de uma pessoa pela pintura, desenho ou fotografia, descrição”. Ao criar Eva, para ser a companheira de Adão, Deus a fez também “... sua imagem e semelhança”.