Departamentos

Imagem de Contato
Jarbas João da Silva

A missão do Departamento de Educação Cristã (DEC) é ser um instrumento do Espírito Santo, para gerar sede e fome de Deus nas pessoas, por meio do ensino das Escrituras Sagradas, de forma contextualizada e fiel, para que elas se tornem verdadeiros discípulos de Jesus. Assim nossa preocupação tem sido prover material de qualidade para as nossas igrejas.

Vivemos em uma época de diversidade de conceitos, ideologias e paradigmas, fruto de um ambiente pluralista. Diversidade esta que se faz presente em todos os segmentos da sociedade. Na educação não é diferente. Por isso, torna-se cada vez mais urgente que se ofereça às igrejas materiais didáticos que tenham uma base bíblica sólida, a fim de não cair na armadilha das muitas filosofias pós-modernas.

Entendemos a Educação Cristã como sendo “um processo de educação e aprendizado sustentado pelo Espírito Santo e baseado nas Escrituras, que procura guiar indivíduos a todos os níveis de crescimento, por meio de métodos do ensino em direção ao conhecimento e vivência do plano e propósito divinos, mediante Cristo em todos os aspectos da vida. Ela também equipa as pessoas para o ministério efetivo com uma ênfase geral em Cristo como Mestre Educador por excelência e seus mandamentos de fazer e treinar discípulos”[1].

Sendo assim, intentamos, por meio das literaturas providas pelo DEC, levar as pessoas a buscar um relacionamento intenso com Deus, amar e servir ao próximo e fazer Jesus conhecido em todos os povos, no poder do Espírito Santo.

Nossa visão, como parte da CBSDB, é ensinar, mas pode ser descrita por outros 4 verbos: formar, capacitar, apoiar e construir. Sonhamos em construir uma educação cristã relevante, contextualizada, para que cada batista do sétimo dia deixe seu legado, fazendo de nossas igrejas um sinal do Reino de Cristo na terra, por meio de seus discípulos, que são alunos do mairo mestre de todos os tempos, o Senhor Jesus. Isso somente será possível à medida que cada aluno das nossas Escolas Bíblicas Sabatinas vivam o Evangelho, conforme revelado nas Escrituras.

Sabemos que a educação é um processo de permanente aprendizagem. Por isso, trabalhamos e oramos para que por meio das oportunidades de crescimento espiritual cada membro seja um agente de transformação em sua comunidade. Trabalhamos para fortalecer o conhecimento Bíblico de nossos membros, desafiando cada um a tornar sua vida e obra coerente com a vida e obra do Senhor Jesus Cristo, tornando-se um cristão maduro, um discípulo segundo o padrão de Deus, de acordo com os dons que Deus lhe deu.


[1] GRAENDORF, Werner, citado por PAZMINO in: Cuestiones Fundamentais de la educación Cristiana, Dadeland, Miami: Editorial Caribe, 1995, p. 96.

Hoje o responsável pelo Departamento de Educação Cristã é o Pastor Jarbas João da Silva

Campos marcados com * são obrigatórios
Imagem CaptchaReload captcha image challenge