A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada.    

Provérbios 31:30

Graça e paz irmãs preciosas!

É com muita alegria e com o coração repleto de amor pelas nossas amadas irmãs Nordestinas que louvo ao Senhor nosso Deus pela oportunidade que Ele nos concedeu de realizarmos o Encontro Regional das mulheres do Nordeste.

Leia também alguns artigos relacionados:

Declaração de Missão, Visão e Valores Declaração de Missão, Visão e Valores
Mulheres
A Federação de Mulheres Batista do Sétimo Dia tem por finalidade auxiliar a Diretoria Geral na...
Levanta-te! Levanta-te!
Levanta-te e resplandece
Texto Base: Isaías 60:1-2, I Reis 19:1-8, Mateus 5:13-16. A primeira palavra deste estudo é levanta...

O Encontro foi realizado nos dias 12, 13 e 14 de outubro de 2018, na cidade de Monte Castelo no Sertão Nordestino.

A Cidade

Monte Castelo é uma cidade muito pequena que fica aproximadamente 300km de Fortaleza, com uma população estimada de 1500 habitantes, onde a vegetação predominante é a caatinga e o meio de sobrevivência é bastante precário pois não há políticas agrárias na cidade, não há fábricas ou empresas para empregar seus moradores, apenas a Indústria da Seca!

O intenso calor e a falta de chuva impede até mesmo a agricultura de subsistência, o que vimos no decorrer da viagem foram os reservatórios de água (cisternas) que mata a sede de homens e animais e nas atividades domésticas.

Segundo os relatos de alguns irmãos (irmão Francisco de Assis e irmão Gleison) a última vez em que choveu na cidade foi em Fevereiro desse ano, ou seja, faz 8 meses que estão sem chuva - Triste realidade!

Os irmãos do sertão que não são aposentados, para poder manter a sua família, vão de “Pau de arara” até as cidades vizinhas para procurar um trabalho para o dia. No entardecer voltam para seus lares com um pouco de alimento comprado. Segundo os irmãos moradores da cidade,  o “Bolsa Família” tem sido uma grande ajuda em tempos de seca e falta de trabalho.

Na cidade há apenas duas escolas, sendo apenas uma com o Ensino Médio, e na cidade não tem Faculdade ou cursos profissionalizantes.

A Igreja

Tivemos a honra de conhecer a nossa igreja do Sertão!

Ela é pequena, simples o seu pátio externo é de “chão batido” (terra), mas também é muito bem cuidada, limpa e aconchegante.

Na sexta-feira dia 12/10, o primeiro dia do encontro foi realizado um culto na igreja que segundo as irmãs estava repleto de irmãos que juntos adoraram a Deus com seus instrumentos típicos da região sanfona e triângulo. Não pude estar no culto, pois ainda estava chegando em Fortaleza.

O Encontro

Quanto amor envolvido!!

Nossas irmãs estavam todas ansiosas, felizes e juntas louvavam ao Senhor com muita intensidade e alegria.

Muitas irmãs vieram de cidades vizinhas e de outros estados:  Choró, Quixadá, João Pessoa, Ouro Branco, Fortaleza, Novo Horizonte e demais cidades.

Havia uma união de amor e carinho, que permeava a todo o momento, todas se abraçavam e compartilhavam suas alegrias, lutas e vitórias.

As irmãs Dori e Balbina fizeram toda a programação da manhã no sábado, em que as irmãs foram recebidas com muito amor e carinho e a irmã Ivina fez a programação da tarde, em que as irmãs foram impactadas pela mensagem de fé. O Pastor Claudir pregou no Sábado a noite para aproximadamente 200 pessoas na quadra da escola, culto abençoado,  a mensagem foi voltada para as mulheres com o tema “A mulher e o Cântaro” e com muitas apresentações de louvor de cada igreja que estava sendo representada por seus membros. Tivemos também apresentações de louvor ao Senhor, que as crianças, jovens e adolescentes fizeram questão de abrilhantar ainda mais o culto a Deus! E momento de oração com imposição de mãos de todos os pastores e consagrados à igreja do Senhor!

No Domingo fiquei responsável pela programação com as irmãs, em que trabalhamos o tema: “A mulher que não desistiu”  texto base 2 Reis 4:8-37, onde foi trabalhado os aspectos da mulher forte e corajosa, que mesmo diante das lutas e adversidades têm:

Leia também alguns artigos relacionados:

Retrospectiva 2017 – Federação De Mulheres Batistas Do Sétimo Dia Retrospectiva 2017 – Federação De Mulheres Batistas Do Sétimo Dia
Mulheres
  Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são...
O amor busca descanso O amor busca descanso
Levanta-te e resplandece
Naquela ocasião Jesus disse: "Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste...

  1. a sensibilidade de observar para servir
  2. a sua esperança não está no que recebe e sim Naquele que tudo dá
  3. Não murmura, vai até a vinha do Senhor

O Encontro de mulheres,foi antes de tudo um encontro com Deus, um encontro de amor, fé e esperança, um encontro de amor fraterno de mulheres unidas com um único propósito de adorar o Salvador!

Depoimento e Relatos

Quando já havíamos encerrado toda a programação algumas irmãs vieram conversar comigo sobre suas lutas do cotidiano e dificuldades em família!

E ali mesmo debaixo de um pé de Jua oramos ao Senhor pelas famílias e mulheres do Sertão!

As irmãs de Monte Castelo estão arrecadando apenas 2 reais para poder fazer um pedaço de chão cimentado para quando tiver confraternização entre os irmãos, não ficarem com os pés no “chão batido de terra”.

As irmãs de Monte Castelo solicitam mais lições da Federação, pois todas as terças feiras as 17:00hs elas se reúnem na igreja para orar e estudar a palavra de Deus.

Conclusão

O objetivo desse encontro maravilhoso foi promover o crescimento adequado à mulher de Deus nos dias de hoje para então estabelecer a vida de Deus nas famílias através das mulheres, gerando assim o compromisso com Deus e tendo a alegria no Senhor!

Sabemos que a hora da despedida é sempre um momento triste. Ninguém gosta de dizer um adeus, mas com o coração renovado e revigorado da presença de Deus dizemos um “até breve”.

E com a benção de Deus dizemos:

  Como são belos nos montes os pés daqueles que anunciam boas novas, que proclamam a paz, que trazem boas notícias, que proclamam salvação, que dizem a Sião: "O seu Deus reina! "    

Isaías 52:7

“Quão formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: teu Deus reina! Isaías 52:7

Louvado e engrandecido seja o Senhor!!

Com amor, em Cristo Jesus!

Simone Aquino Felipe