O homem sonha e faz planos, mas Deus sempre realiza a Sua vontade.

Provérbios 19:21 (Bíblia Viva)

Os sonhos são como vento, você os sente, mas não sabe de onde eles vieram e nem para onde vão. Os sonhos nascem como flores nos terrenos da mente humana. O Dr. Augusto Cury afirma que há dois tipos de sonhos: O primeiro são os sonhos produzidos quando mergulhamos no sono. O segundo são os sonhos diurnos que produzimos quando estamos acordados, vivendo as batalhas da existência, sentindo a vida que pulsa em nosso dia a dia. Existem sonhos que produzimos quando nasce um filho, quando conquistamos um amigo, quando beijamos quem amamos.

Queremos enfatizar aqui o ato de sonhar os sonhos de Deus e ministrar às mulheres cristãs que estão dispostas a sonhar os sonhos de Deus.

Leia também alguns artigos relacionados:

Diminua o ritmo e frutifique mais Diminua o ritmo e frutifique mais
Frutos de Mudança
Texto base: João 15:1-16 Não tenho tempo! Esta é a expressão mais ouvida em nossos dias. Parece que...
Bons Tempos Bons Tempos
Café Com Deus
“Nós nos lembramos dos peixes que comíamos de graça no Egito, e também dos pepinos, das melancias...

A vida nos oferece muitas escolhas, não apenas em certo período ou fase da nossa vida, todos os dias somos submetidos a “escolher”. Cabe a nós sabermos bem escolher os caminhos que queremos trilhar, buscando sempre sabedoria e principalmente a direção de Deus. Devemos confiar e descansar Nele. Crer na sua onipotência, onisciência e onipresença.

Somos sonhadoras por natureza e sempre estaremos em busca de algo novo, pois são os sonhos que nos impulsionam a prosseguir rumo às conquistas. O perigo reside em não lembrarmos que antes de cada sonho e projeto devemos colocar Deus em primeiro lugar, pois é Ele quem nos guiará e nos dirá quando e por onde devemos caminhar. Os sonhos de Deus eseus planos são muito maiores e perfeitos que os nossos. É preciso, portanto, que sonhemos os sonhos de Deus.

a) Sonhar os sonhos de Deus gera uma alegria sem igual

Precisamos orar constantemente e pedir para que Deus prepare nosso coração ao que Ele nos tem preparado. Os sonhos de Deus trazem sentido à nossa existência; Trazem vida ao nosso ser. Os sonhos de Deus trazem saúde para as nossas emoções e renovam as nossas forças e a nossa fé. Sonhar os sonhos de Deus gera uma alegria sem igual, pois é nesse caminhar junto dele que confirmaremos, dia após dia, o quanto Ele é poderoso, o quanto nos ama, e que o melhor para nós está guardado em Seu coração.

b) Os sonhos de Deus nos fazem enxergar e entender o quão grande e maravilhoso Deus é

Sempre tive o sonho de conhecer outro país fazer intercambio e sempre que dividia esse sonho com minha mãe ela me dizia: “Filha ore e coloque nas mãos de Deus, se for da vontade Dele, esse sonho se realizará, as portas se abriram e você conseguirá ir”. E foi o que eu fiz; todos os dias eu orava e entregava o meu sonho nas mãos de Deus, pedia a Ele, que se aquele sonho não lhe agradava, se não vinha do Seu coração,que tirasse esse sonho do meu. No ano de 2013a escola em que eu estudava participou de um programa que selecionava alunos interessado sem participar de um programa de intercambio.

Vi ali uma porta se abrindo e me inscrevi. Dentro de todas as etapas do programa de seleção fui me destacando e em todas elas eu sei que o Senhor era comigo e como eu já disse: “Os sonhos de Deus deixam claro que tal sonho só foi possível por meio da intervenção divina em nossas vidas”. Em cada entrevista, em cada teste via amão de Deus agindo a meu favor e em julho dedois mil e quatorze embarquei para os Estados Unidos onde vivi por um ano. Foi um ano incrível de grandes realizações e de grandes oportunidades. Aprendi uma nova língua, conheci pessoas maravilhosas às quais pude falar um pouco deJesus e das grandes coisas que Ele realizou e realiza na minha vida. Alegremo-nos no Senhor que grandes coisas têm feito por nós. Aleluia.

Você pode estar se perguntando: “Mas,como saber qual é o sonho de Deus para mim? Como saber qual é a vontade de Deus para a minha vida? Como saber se os meus sonhos são deDeus ou são somente meus?” A Palavra de Deus diz que o coração do homem pode fazer planos,mas a resposta certa vem do Senhor. Também diz que há caminhos que ao homem parecem perfeitos, mas o seu fim é de morte. Se você tem um sonho, peça a Deus a confirmação do mesmo e as portas se abrirão e o sonho se realizará, mas caso não for do seu agrado peça para arrancá-lo do seu coração ou para restaurá-lo,para que ele volte a ser exatamente como é no coração de Deus.

A Bíblia afirma, em Filipenses 2:13 que o querer, o sonhar, vem de Deus e é ele mesmo quem realiza quem concretiza estes sonhos. Antes de você nascer, Deus sonhou com a sua vida;ele mesmo lhe formou com um propósito e uma missão. Os sonhos de Deus, os propósitos deDeus para a sua vida, têm o poder de se tornar realidade porque nenhum dos desígnios do Senhor pode ser frustrado.

Leia também alguns artigos relacionados:

O Silêncio de Deus O Silêncio de Deus
Café Com Deus
“O povo ao ver que Moisés demorava a descer do monte, juntou-se ao redor de Arão e lhe disse: “Venha...
O cristão no mundo
Comentário da lição
  Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim...

Você quer sonhar os sonhos de Deus na sua vida? Seguem três orientações:

1) Guarde o seu coração

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. (Provérbios 4:23).

Muitas vezes somos seduzidos pelas coisas do mundo e ao invés de sonharmos os sonhos de Deus cuja glória será Dele, incorremos no erro de sonhar os nossos sonhos, cuja glória será nossa.

2) Ouça a voz de Deus e veja qual a Sua vontade

Sobre a minha guarda estarei, e sobre a fortaleza me apresentarei e vigiarei, para ver o que falará a mim, e o que eu responderei quando eu for arguido. (Hebreus 2:1).

Discernir e entender os sonhos que Deus deseja realizar em nossa vida nos livra de muitos embaraços em nossa caminhada cristã.

3) Espere o tempo necessário para que os sonhos de Deus se cumpram na sua vida

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. (Eclesiastes 3:1). É tempo de sonhar os sonhos de Deus! Vale a pena servir ao Senhor, vale apena ser obediente, vale apena ser serva. Deus sabe amelhor hora para você desfrutar a realização dos seus sonhos. Assim será com o sonho doseu casamento, do seu emprego, da sua faculdade, do seu ministério, enfim, todos os sonhos de Deus se realizarão, no tempo certo, em nossavida. Eu creio.

Questões para nossa reflexão:

  1. Você tem sonhos? Reflita. Já os entregou a Deus?
  2. Deus tem que ser nossa prioridade. Você está disposto abdicar dos seus sonhos e planos para experimentar a vontade de Deus?
  3. Você acredita que esperar vale a pena, mesmo que por muitas vezes doa? O que podemos fazer enquanto esperamos?
  4. O jovem crente é guerreiro do Senhor. Vence o mal deixando sua vida e seus sonhos nas mãos de Cristo e avançando na força do Senhor. Você crê nisto?

Leia também alguns artigos relacionados:

O tempo de Deus! O tempo de Deus!
Café Com Deus
“Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu.”...
Crente, seja diferente! Crente, seja diferente!
Café Com Deus
 “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que...