Naquela ocasião Jesus disse: "Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, pois assim foi do teu agrado. "Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece o Filho a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar. "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".

Mateus 11:25-30

Não é fácil cumprir o Princípio do Descanso, de levar tudo ao Pai no corre-corre do mundo atual. Porém, tudo na vida tem um motivo e um objetivo. A Bíblia é um livro de direções e de Princípios. É por isso que tudo que está escrito na Palavra tem um objetivo. “Tudo que foi escrito, para nosso ensino foi escrito.” (Romanos 15:4). O descanso é algo criado por Deus. “Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, por que nele descansou de toda a obra que realizara na criação.”  (Gênesis 2:3). Conforme a narrativa do livro do Gênesis, Deus abençoou o sétimo dia e o consagrou, pois tinha cessado nesse dia toda a obra que havia criado e estabelece o “Dia de descanso”. Ali estava criado o dia separado para o louvor do Criador. Mas o pecado deturpou tudo! O homem, que antes do pecado era chamado a viver de maneira ordenada: administrando a terra em submissão ao Senhor e, no sétimo dia, descansando em Deus. Que tinha entendimento que tudo o que ele realizasse, tanto no trabalho como no descanso, deveria, sempre, ser para honra e louvor a Deus, passa a viver de forma insana, sem tempo para Deus e para si mesmo. Ainda no livro de Gênesis podemos ler que, após o pecado do homem, Deus passeava no jardim do paraíso, à brisa da tarde, em busca do homem e da mulher, que se esconderam dele! (Gênesis 3-11). A partir do pecado o homem passou a comer o pão com o suor do seu rosto (Gênesis 3:19) e  perdeu o privilégio de passear com Deus à brisa da tarde. Com a entrada do pecado, o sentido do trabalho e do descanso se perdeu, o pecado trouxe desequilíbrio, e hoje vivemos num mundo de pessoas cansadas, estressadas, aflitas e ansiosas, em virtude das pressões que as necessidades e responsabilidades trazem sobre si.

Muitas pessoas na correria do dia a dia não desfrutam da companhia de Deus e nem da companhia da própria família. Ocupação é a enfermidade moderna, da qual muitos sofrem. Mas mesmo em meio a todo esse caos, Deus oferece uma saída: o Descanso.

Leia também alguns artigos relacionados:

A lei, a carne e o espírito
Comentário da lição
Que diremos pois?Texto de EstudoQue diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu n&...
Graça maravilhosa
Comentário da lição
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida...

Em Mateus 11:28-30, encontramos o seguinte conselho, “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” Tantas vezes nossas preocupações pesam tanto, que nos sentimos fadigados sem forças, como se estivéssemos levando o mundo nas costas e isso acontece pelo fato de nos recusarmos em colocá-los nas mãos de Deus. Vamos lançar nossas ansiedades nas mãos de Deus, não vamos recusar o convite de lançarmos sobre Ele todas as nossas ansiedades, porque Ele tem cuidado de nós (1 Pedro 5:7).

Precisamos, diariamente, buscar em Deus a prática de colocar o nosso futuro nas mãos do Senhor, de confiar as nossas preocupações aos cuidados Dele. Precisamos constantemente trazer a nossa memória aquilo que nos traz esperança (Lamentações 3:2). Deus nos ama e quer nos sustentar e nos confortar. Para nos salvar e nos livrar do sofrimento eterno, Deus nos deu Jesus, que através de Sua morte na cruz deu o direito a todo aquele que Nele crer, de ser chamado de filho de Deus. Jesus morreu e ressuscitou ao cremos Nele como nosso Senhor e Salvador. Somos perdoados de todos os nossos pecados e abençoados pela promessa que após nossa passagem por este mundo, viveremos com Ele no Céu.

As nossas forças são limitadas e por isso temos que saber quando devemos parar para descansar. Assim, encontrar o sonhado descanso torna-se não uma questão de escolher o lugar mais bonito, as companhias mais divertidas ou os jogos preferidos. Embora tudo isso possa até ser encontrado. O verdadeiro descanso requer muito mais uma disposição interior: a de abandonar todo espírito ativista que temos vivido no dia a dia, que gera tanta desunião e murmuração, para nos reencontrarmos através de relações interpessoais carinhosas e de um verdadeiro espírito de caridade, que é o louvor que Deus espera de nós. “Um abraço, um beijo, um afago, o sol de toda manhã, um almoço em família, o vento no rosto, um sorriso, uma boa lembrança, um bom amigo, um jogo de futebol, chocolate, a praia, uma festa, cantar, gritar, comemorar, Tão simples, e tão necessário! Mas tão esquecido pela rotina.

Ninguém mais aproveita as coisas simples da vida; Ninguém dá o devido valor…. Correria? Eu diria acomodação. Há solução? Simples. É só olhar em volta, e perceber o quão maravilhoso é estar vivo. Ver que existem tantas coisas no mundo, e sobretudo, ter vontade de olhar, ver e descobrir tudo o que for possível. Saber viver! Eu diria… aproveitar. Crer. Sentir. Perceber. Aceitar. Sonhar… Amar. Amar a Deus, amar as pessoas, amar o dia, a noite, o canto dos pássaros e sobretudo, amar a vida! Amar, viver e crer que tudo pode sempre melhorar. Tirar um tempo para descansar não é sinal de fraqueza. Deus, em sua infinita sabedoria, reservou um dia para que desfrutássemos da sua criação, para que parássemos e olhássemos à nossa volta e contemplássemos a glória de Deus.

Encontramos nos Salmos 19:1 uma passagem que nos lembra que: “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos”. A natureza bela e deslumbrante, foi projetada como um indicador para um Criador ainda mais belo e deslumbrante. Em outras palavras, ela possui glória por causa de seu Criador, não em si mesma. É isso o que Davi está nos dizendo no Salmos 19 “Os céus proclamam a glória de Deus”. Nossos momentos de descanso, passatempos e lazer devem ser para nos proporcionarem oportunidades de desfrutarmos das dádivas que Deus nos concede, de reservarmos um tempo de qualidade com Deus e com o nosso próximo.

Por vezes, estamos envolvidos em tantas coisas que acabamos não tendo tempo para a família e amigos. O fato é que o combate ao stress físico, mental e psicológico são aliados da boa saúde. E as atividades de lazer são formas de divertimento, descanso ou desenvolvimento que podem trazer inúmeros benefícios. Então, devemos sim considerar imensamente importante os momentos de lazer e viagens com a família, enfatizarmos a importância de separar um momento no seu dia a dia para descansar, ir à igreja, ouvir uma canção, ir ao cinema, ler a Bíblia, um bom livro, etc. Separando um tempo para o convívio com plantas, com animais, artesanato, esporte, dança, ginástica, passeios de bike, a pé… Convivendo com pessoas especiais ou até mesmo um tempo só.

Leia também alguns artigos relacionados:

As bênçãos da justificação
Comentário da lição
Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda...
Não há um justo sequer
Comentário da lição
Pois quê?Texto de EstudoPois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma,...

A necessidade de descanso é algo que podemos sentir no nosso corpo e na nossa mente, mas nem sempre temos uma ideia muito clara do que significa realmente descansar: uns descansam simplesmente dormindo; outros olhando uma paisagem; outros, de temperamento mais ativo, inventam formas tão complicadas de descansar que acabam se cansando mais do que antes. O descanso, na verdade, é algo que toca profundamente nosso desejo de felicidade, de bem-estar, de reconquista do “paraíso perdido”.

No “paraíso” bíblico, ou seja, antes do pecado, o trabalho humano significava cuidar da obra da criação, em submissão a Deus. Podemos encontrar este chamado dirigido a nós na ordem: “Enchei a terra e dominai-a” (Gênesis 1:28). No entanto, Jesus veio resgatar o verdadeiro sentido dessas realidades. Os Evangelhos mostram em Jesus – o modelo do homem – a ordem restabelecida entre trabalho e repouso; quantas vezes o vemos separar um pouco do seu tempo de intenso trabalho na cura e evangelização, na propagação e instauração do Reino, para retirar-se e descansar com seus amigos!

O descanso não é fuga do trabalho ou irresponsabilidade, mas uma necessidade que o ser humano tem, de interromper uma série de atividades produtivas para desfrutar de atividades nas quais não existe nenhuma tensão pelos resultados. Lazer, portanto, não é um período de ficar apenas na inatividade, mas de “ocupar-se” em atividades que não gerem nenhuma das cobranças interiores que cansam a mente e o corpo.

Diante de tudo o que vimos, fica clara a necessidade de a família se unir para orar e escutar de Deus o que Ele deseja proporcionar-lhes naquele sábado, naquelas férias, naquele feriado. Encontrando em Jesus a verdadeira alegria e o autêntico descanso, “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” (1 Coríntios 10:31).

Deus declarou que tudo de sua criação é bom. Então eu penso que seja plenamente bíblico dizer que os passatempos são atividades que podem ser feitas para a glória de Deus – passear, acompanhar esportes, cuidar do jardim, fazer exercícios, ouvir uma canção, praticar atividades ao ar livre e muitas outras coisas – e devem ser desfrutadas pelo cristão. Não desperdicemos nossos momentos de lazer, usemo-los para glorificar Aquele que nos dá essas coisas, a Aquele que nos concede vida, fôlego e força para desfrutá-las. Lazer e passatempos devem ser feitos para a glória de Deus. Reserve um tempo para descansar com seu cônjuge. Descubra a importância que “atividades compartilhadas” possuem em seu casamento. Separe três experiências que os tenham unido e ainda é uma fonte de afetuosas recordações. Estas experiências envolveram “Qualidade de Tempo” em atividades compartilhadas. Planeje um novo evento que potencialmente venha a se tornar outra fonte agradável de recordação. As atividades a serem compartilhadas pelo casal devem ser criadas segundo os interesses dos dois, de forma que ambos os cônjuges venham a apreciá-las.

A Bíblia nos mostra um convite de libertação: “Vinde a mim”. Essa visão de privilégio, de reconhecer o Shabat como descanso, mostra os motivos de Jesus, o porquê d’Ele chamar aqueles que já conheceram o Filho: para lhes dar a libertação específica do cansaço e da opressão. Ficam aqui nossas orações para que juntos, como a família, vivamos verdadeiramente o descanso que o Senhor conquistou para nós.

Perguntas para reflexão

  1. Você concorda que quando o ser humano aceita o presente de Deus, de descansar no sétimo dia, ele tem a oportunidade de enxergar a grandeza de Deus e sua imensurável obra que embeleza o mundo, e imaginar o que Ele pode fazer em nossas vidas se tomarmos o propósito de O adorar, proclamar sua glória e anunciar as obras de Suas mãos?
  2. Diante de tudo o que vimos, fica clara a necessidade de a família se unir para orar e escutar de Deus o que Ele deseja proporcionar-lhes naquele sábado, naquelas férias, naquele feriado. Você tem buscado a direção de Deus para esses momentos específicos da sua vida?
  3. O descanso, na verdade, é algo que toca profundamente nosso desejo de felicidade, de bem-estar, de reconquista do “paraíso perdido”. Você concorda com essa afirmação?
  4. Deus, em sua infinita sabedoria, reservou um dia para que desfrutássemos da sua criação, para que parássemos e olhássemos à nossa volta e contemplássemos a glória de Deus. Você tem feito isso?

Leia também alguns artigos relacionados:

A vida guiada pelo Espírito
Comentário da lição
Texto de Estudo Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus...
A felicidade de quem é perdoado
Comentário da lição
BEM-AVENTURADO aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Salmos 32:1 ...