Quando alguém pesquisa sobre os batistas e, mais especificamente, os Batistas do Sétimo Dia, acabam fazendo prolegômenos e mais prolegômenos sobre suas origens e desenvolvimento em solo inglês e especialmente, norte-americano. Isto se dá porque há uma relativa necessidade de conhecer e entender a forma pela qual nós os Batistas que aceitaram a vigência plena dos Dez Mandamentos interpretamos, concebemos e construímos nossa fé e, por consequência nosso modo de ser. O modo de ser Batista do Sétimo Dia está ligado a alguns fatores, entre eles:

Somos um povo com História

A origem dos batistas está no movimento “puritano” inglês do século XVII. Tal movimento, ainda que contraditório em muitos aspectos, reivindicava purificar a igreja de tudo que lembrasse a liturgia e a teologia católica. Nos primórdios de 1600, quando a Bíblia passa a ser estudada, alguns começam a questionar o Domingo como dia de adoração. Eles debatem e chegam a conclusão de que o quarto mandamento continua vigente e, portanto, o Sábado, do sétimo dia da semana, deveria ser o dia guarda e adoração. Entre esses personagens, encontram-se:

John Traske. É frequentemente associado ao início da guarda do Sábado, na Inglaterra, pois começa a defender a guarda do sábado em 1617. Passou a celebrar festividades judaicas e tinha uma dieta alimentar pautada nas restrições levíticas. Foi preso em 1618 e após um ano na prisão retratou-se e voltou para a igreja anglicana e passou a tentar dissuadir seus seguidores de suas doutrinas. No entanto, “não há evidência de que Traske tenha relação com qualquer igreja, que mais tarde, tenha ficado conhecida como Batista do Sétimo Dia; no entanto, fora um importante proponente da doutrina do sábado. Suas crenças levaram aos primeiros fóruns de debate para discussão do assunto” (Um Povo que Escolhe, Curitiba: CBSDB, p. 54)

Leia também alguns artigos relacionados:

História da Igreja História da Igreja
paginas
História da Igreja Batista do Sétimo Dia no Brasil A Igreja Batista do Sétimo Dia tem a sua origem...
Declaração de Fé Batista do Sétimo Dia Declaração de Fé Batista do Sétimo Dia
Livros
A Igreja Batista do Sétimo Dia do Brasil apresenta a sua Declaração de Fé, ressaltando pontos...

Theophilus Brabourne, ministro anglicano, lança, em 1632, “Uma defesa do mais antigo e sagrado mandamento de Deus, o Sábado”. Porém, eis algumas questões:

Então, quando surgiram os Batistas do Sétimo Dia?

Os Batistas, que decidem guardar o sábado como dia de adoração a Deus, e que, portanto, passam a ser denominados como Batistas do Sétimo Dia surgem no início de 1650, na Inglaterra. (Um Povo que Escolhe, Curitiba: CBSDB, p. 62). É por nessa época que dois importantes pilares da fé batista do sétimo dia passam a ser defendidos juntos: O batismo de crentes por imersão e a guarda do Sábado, o sétimo dia da semana, em obediência ao quarto mandamento. Assim surge a denominação Batista do Sétimo Dia. Nesse período surgem de fatos os primeiros batistas do sétimo dia:

Falta-nos tempo para falar de outros pioneiros e mártires, como Thomas Tillam, John Belcher, John James, entre outros. Tais informações pode ser encontradas no livro “Um povo que escolhe: a História dos Batistas do Sétimo Dia”.

Ademais, ser Batista do Sétimo Dia, como consta no livreto Identidade Batista do Sétimo, é:

Há muito mais a ser dito sobre o modo de ser Batista do Sétimo Dia. Pois, ser um cristão batista que observa o sábado é algo vivenciado no dia a dia. Não temos como, num curto espaço, definir tudo o que somos e como o somos.

Que Deus lhe abençoe.

Pr. Jonas Sommer, Presidente da Federação Mundial Batista do Sétimo Dia

Leia também alguns artigos relacionados:

Mulheres na História Batista do Sétimo Dia Mulheres na História Batista do Sétimo Dia
Mulheres
Com a vinda de Cristo a este mundo, a situação das mulheres mudou dramaticamente. Nas nações pagãs...
Igreja Reformada Sempre Em Reforma Igreja Reformada Sempre Em Reforma
Estudos Bíblicos
No dia 31 de outubro celebra-se a Reforma Protestante do século XVI. Reformar é formar de novo. No...