Banner da lição da escola bíblica vigentePara se se ter uma vida espiritual saudável, a busca diária através da oração e da leitura bíblica não é algo opcional. Se quisermos permanecer de pé espiritualmente, mesmo sendo bombardeados todos os dias pelo inferno e todos os tipos de tentações, é imprescindível buscar na fonte eterna, que é Cristo Jesus, forças para cada dia de batalha. Cada cidadão do Reino de Jesus deve tomar sua carne, suas vontades e lançar-se de vez, sem olhar as circunstâncias adversas.

Receba os Devocionais

captcha 

  5 De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, 7 Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; 8 E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.    

INTRODUÇÃO

   Do ponto de vista doutrinário e histórico, a encarnação do Verbo Divino, do Filho de Deus, do Deus Filho, tem sido o tema que tem gerado as maiores controvérsias e teorias a respeito de Jesus Cristo, o Verbo Encarnado. Essas discussões sempre resultaram em muita polêmica e teses, que tentaram explicar, racionalmente e à luz da limitação humana, como se deu a existência plena de Deus na encarnação do “Verbo Divino” e a coexistência plena, em Jesus Cristo, duas naturezas: a humana e a divina. Notadamente nos séculos IV e V houve grandes divergências a respeito da natureza de Jesus Cristo, a partir da descrição da “Encarnação do Verbo”, conforme explicitado no evangelho de João 1:14 (“e o Verbo se fez carne”). Do mesmo modo, uma outra passagem das Escrituras que aponta na mesma direção e sentido, e que foi uma das bases para muita discussão, está na Carta aos Filipenses 2:7 que diz: “Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;”.

Leia também alguns artigos relacionados:

A lei, a carne e o espírito
Comentário da lição
Que diremos pois?Texto de EstudoQue diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu n&...
Graça maravilhosa
Comentário da lição
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida...

   A encarnação está exposta, nestas passagens, como uma apropriação da natureza humana e que Cristo Se humilhou, tomando a forma de servo. É isso que está dito. No entanto, as discussões foram além do que estava escrito e giraram em torno do como isso ocorreu, ou melhor, como funciona a encarnação. E mais perguntas, tais como: como poderia Deus se fazer homem sem abrir mão dos Seus atributos? E como subsistiria, em Jesus Cristo, a natureza e a consciência humanas em um Ser que também é Divino? E por fi m, a pergunta principal: do que Ele Se esvaziou? Essas são perguntas que devem ser respondidas pela Revelação de Deus na Sua Palavra, a Bíblia. É na Bíblia que o ápice da Revelação Especial de Deus se dá e este cume da Revelação estão na vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo, Deus, o Filho, encarnado para realizar a obra de salvação de todos aqueles que crerem.     Antes de qualquer leitura no Texto Sagrado, convém lembrar que se deve ter humildade diante da Palavra de Deus. O leitor estudioso, aquele que busca, com sinceridade, mais do que entender, viver o Evangelho, deve estar ciente que Deus só é conhecido “se”, “como”, “quando” e “de quem” Ele quer se fazer conhecido. Por isso, a humildade deve estar presente nos corações e mentes de todos que seguem Aquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida. 

 

A TEORIA DO ESVAZIAMENTO TEORIA KENÓTICA

   Em termos de origem histórica, pode-se afirmar que foi a partir do século XVII, no início, que ocorreu uma controvérsia entre teólogos luteranos que eram ligados a duas universidades: Giessen e Tübingen. O que estava em questão era a respeito do fato de nenhum dos Evangelhos mencionar o fato de Jesus Cristo, no período do seu ministério, não ter usado nenhum dos atributos da divindade como a onisciência e a onipotência. A partir dessa, possível, constatação, duas vertentes surgiram. A primeira dizia respeito ao fato de Jesus ter usado os atributos secretamente (Krypsis). A segunda apontava que Ele Se abstivera totalmente dos atributos e deu origem ao que veio a ser a teoria da quenose(Kenósis).

   A reflexão a respeito da encarnação do Deus Filho e do Seu esvaziamento, conforme exarado na carta do Apóstolo Paulo aos Filipenses, ganha tons mais obscuros, complexos e contrários à Palavra de Deus a partir do Século 19.34 Pode-se marcar como expoente notável da Teoria Kenótica, o teólogo luterano alemão Gottfried Tomasius, que, ao tratar da análise do texto de Filipenses 2:7 aborda a apropriação da natureza humana, como sendo um esvaziamento da Divindade. No seu livro Cristhi Person und Werk,(A Pessoa e a Obra de Cristo), este autor argumentava que, ao encarnar-Se, Deus Filho, deixa de lado e abandona Sua onisciência e Sua onipotência, retendo apenas os atributos do amor e da Santidade.

   Louis Berkhoff, resume a teoria kenótica em quatro principais linhas de argumentação. A primeira, representada por Thomasius, Delitzsch e Crosby. Essa corrente, que tem Thomasius como expoente, faz distinção entre os atributos absolutos, tais como o poder absoluto, santidade, verdade e amor e os atributos relativos, que não são essenciais à Soberana Divindade, quais sejam: a onipotência, a onipresença e a onisciência. Essa corrente de pensamento sustenta que, em Cristo, na encarnação, Deus abandonou todos os atributos relativos à divindade (onipotência, onipresença e onisciência), retendo apenas os atributos absolutos como a santidade, a verdade e o amor. O Verbo Divino assumiu inteiramente a condição humana.

   A segunda corrente, representada por Gess e H.B. Beecher, é ainda mais radical, pois, para esses teólogos, a encarnação representou uma espécie de “suicídio divino”. Assim, para essa corrente, ao encarnar, o Verbo Divino desistiu completamente de suas atribuições de sustentador e mantenedor do universo, abrindo mão de todas as Suas funções cósmicas. Nesse sentido, a humanidade de Cristo poderia significar até que Ele poderia pecar. A terceira corrente, representada por Ebrard, concorda que o Logos tomou lugar da alma humana. O Deus Filho renunciou à eternidade e assumiu as limitações da própria existência humana. Ainda assim, isso não significou um completo esvaziamento do Logos, Verbo Divino, pois, nesse caso, as propriedades foram retidos enquanto o Verbo Divino estava encarnado.

   A quarta corrente, representada por Martensen e Gore, defendia que havia uma espécie de “vida dupla” no Verbo Divino e havia, na verdade, dois centros vitais comunicantes, ou seja, havia uma situação em que, ao mesmo tempo que o Logos continuava com Suas funções cósmicas, o Logos exercia as funções humanas em Jesus Cristo. Desse modo, não haveria uma unidade de personalidade, mas duas personalidades vivendo juntas. O conhecimento do homem Jesus a respeito de Deus era igual ao de qualquer outro ser humano.

   Essa é a base do conceito de Kenósis que foi construído a partir do século 19; em síntese: ao encarna-Se, o Deus Filho, o Verbo Divino, abre mão e abandona Seus atributos divinos de onisciência, onipresença e onipotência, além de abdicar de Suas funções cósmicas como criador e mantenedor do universo. Algumas vertentes dessa teoria tratam do abandono dos atributos, tanto relativos quanto absolutos, como uma condição necessária para a humanidade plena de Jesus Cristo. Entretanto, a despeito das diferentes abordagens do tema, todos os teólogos que abraçaram essa teoria apontam, mesmo incorrendo em contradições e inconsistências, que a encarnação, de qualquer forma, limitaria e/ou mudaria Deus, em Jesus Cristo.

 

AS REFUTAÇÕES À LUZ DA BÍBLIA.

   As afirmações e conclusões dos teólogos que defendem a teoria do esvaziamento (Teoria Kenótica) foram combatidas nas suas bases. Notadamente, quanto à coerência, com o que é dito no Texto Sagrado a respeito de Jesus Cristo, quanto à natureza do Verbo de Deus, Sua consciência plena, personalidade única, manutenção das funções de mantenedor e sustentador do universo e a Triunidade Divina.

   A primeira linha de refutação à Teoria do Esvaziamento (Kenósis) é apresentar a natureza e a função de Jesus Cristo como mantenedor do universo na Bíblia, O Novo Testamento deixa claro que Jesus Cristo sustenta todas as coisas, conforme está explícito na carta aos Hebreus, capítulo 1 e verso 3, que segue: “O Filho, que é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela sua palavra poderosa, depois de ter feito a purifi cação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas” (NAA).

   No mesmo sentido, tem-se em Colossenses 1:17 que diz: “Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste”. Ainda, há que se lembrar que os discípulos viram a Sua glória, conforme está escrito no evangelho de João 1:14. Por fi m, e não menos importante, convém salientar que Jesus Cristo afirma que o Deus Pai trabalhava e Ele continuava “trabalhando”, em um exemplo de cura milagrosa em benefício da vida, conforme está escrito em João 5:17: “o Pai trabalha até agora e eu também...”. Assim, não encontra amparo a afirmação de ter havido uma renúncia ou abandono dos atributos de onisciência, onipotência, bem como das funções de sustentador e mantenedor do universo.

   Em segundo lugar, admitindo-se a total ausência de atributos divinos absolutos ou relativos, ter-se-ia que Deus, ao encarnar-se, havia mudado de natureza. Assim, essa posição da Teoria do Esvaziamento é contraditória em relação ao texto Bíblico, que nos garante que Deus jamais mudou, conforme está escrito nos textos de Malaquias 3:6 Tiago 1:17 bem como na Carta aos Hebreus 13:8 respectivamente, “De fato, eu, o Senhor, não mudo. Por isso vocês, descendentes de Jacó, não foram destruídos” (Malaquias 3:6); “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes” (Tiago 1:17); “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre” (Hebreus 13:8).

   Em terceiro lugar, a posição da Teoria Kenótica quanto a Jesus Cristo não possuir ou apresentar nenhum atributo divino, pelo menos, em Sua existência terrena, é derrubada pelos Evangelhos e Cartas. Como exemplo de atuação divina de Jesus Cristo, durante Seu ministério na terra, temos o texto de Marcos 4:41 onde está claro que Jesus exerce domínio sobre a natureza, pois “até o vento e o mar lhe obedecem”40. No mesmo sentido, temos que “Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade”, conforme está escrito em Colossenses 2:9. Também podemos ver em Mateus 11:28 conforme transcrito abaixo: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso” (Mateus 11:28).

   Por fim, e não menos importante, ainda havia, entre alguns que defendiam a Teoria Kenótica, a ideia de que Jesus Cristo poderia estar enganado quanto à interpretação dos textos do Antigo Testamento, o que é refutado pelo que está escrito nos textos de Mateus 4:4 5:18,19, e João 10:3541. Assim, fi ca claro que a chamada Teoria Kenótica terminou por entrar em contradição com o Texto Sagrado, não encontrando sustentação para as teses levantadas. Entretanto, não se pode negar o texto de Filipenses 2:7 pois, de fato, está escrito: “mas esvaziou-se a Si mesmo, vindo a ser servo, tornando-Se semelhante aos homens”. Assim, as perguntas que ainda restam são: esvaziou-se de quê? Como posso entender essa afirmação?

 

VERDADEIRA KENÓSIS

   Ao se examinar as Escrituras, principalmente, no texto de Colossenses 2:5-11, vê-se que Cristo, subsistindo na forma de Deus, esvaziou-Se. Não se pode negar ou ignorar o que está escrito. Do mesmo modo, não se ignora que “sendo rico, ele se fez pobre”, conforme está 2 Coríntios 8:9. De pronto, mesmo com possíveis dificuldades de interpretação, tem-se que o Cristo, ainda pré-encarnado, ocupava uma posição da maior eminência, algo inimaginável para o homem. Segundo o texto de Filipenses, Ele subsistia “em forma de Deus” (en morphé theou hyparcon, Fp. 2:6). A palavra grega para “forma”, que é utilizada no texto, pressupõe que há total semelhança com o que é essencial e intrínseco em Deus, algo que faz parte da natureza do ser de Deus e que transparece em Jesus Cristo. Desse modo, temos que, essencialmente, Ele “é Deus”.

Leia também alguns artigos relacionados:

As bênçãos da justificação
Comentário da lição
Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda...
Não há um justo sequer
Comentário da lição
Pois quê?Texto de EstudoPois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma,...

  Assim, o que se tem no Novo Testamento é que a “forma” (Filipenses 2:6), a “imagem” (Colossenses 1:15) e a “glória” (Tiago 2:1) pertencem a “Cristo Jesus”, como pertencem a Deus, o Pai. E aqui podese tentar responder: esvaziou-se de quê? Da Glória que tinha junto a Deus, o Pai. O próprio Jesus Cristo nos responde para que condição Ele voltaria após o Seu sacrifício e ressurreição, conforme pode-se verificar no texto do evangelho de João 17:5 transcrito abaixo:

   “E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse” (João 17:5 ACF).

   Desse modo, quando Paulo diz que Cristo “esvaziou a si mesmo,” ele não está retratando Cristo como um recipiente onde se poderia colocar ou retirar atributos. O propósito da passagem é mostrar a grandeza de Jesus Cristo e, ao mesmo tempo, a Sua humildade, fazendo os filipenses recordarem do sacrifício efetuado por Cristo. Nesse sentido, ele os estava prevenindo contra as disputas e vanglórias e, ao mesmo tempo, encorajando os crentes a praticar a abnegação, e assim preservar a unidade em torno do evangelho.

   Com isso, pode-se afirmar que a humilhação de Cristo não foi esvaziar a Si mesmo de qualquer dos atributos da divindade, mas foi humilhar-se “tomando” ou “apropriando-se” de atributos humanos (Filipenses 2:7). O ato de “se esvaziar” foi o de tornar-se homem, tomando para Si, e em Si, a natureza humana. O ponto crucial dessa afi rmação é que Cristo foi abnegado, obediente e Se sacrifi cou por todo aquele que crê (2 Coríntios 8:9). Assim, a pergunta sobre como isso ocorreu passa a ser respondida, pois o esvaziamento foi, na verdade, a apropriação da natureza humana, em um ato de humilhação pela encarnação do Verbo Divino. 

 

CONCLUSÃO

   E agora, o que isso importa para minha vida? Como esse conhecimento pode levar-me a uma vida de comunhão e piedade cristãs? O maior exemplo de abnegação apresentado pelo apóstolo Paulo é também uma exortação e um convite. Todos os cristãos de todas as épocas, assim como os filipenses, são chamados a adotar a mesma atitude de Cristo Jesus. Deve-se estar pronto para negar os “partidarismos ou vanglórias” em favor do evangelho e em favor de outros crentes, em prol da Igreja de Cristo, que é o Corpo, do qual Ele é a Cabeça. Na vida, muitas circunstâncias podem levar ao orgulho, ao egoísmo, à defesa dos interesses próprios e à vanglória, pondo em risco a unidade cristã e a vida comunitária na Igreja. Nessas situações, onde todos os cristãos são confrontados, há que se estar disposto a ceder, negar-se e humilhar-se por uma causa maior: o Evangelho, o testemunho do Reino e a comunhão entre os irmãos. Lembremo-nos do que escreveu o apóstolo Pedro: “Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido” (1 Pedro 5:6); “Vivamos, pois de acordo com a luz com que já fomos iluminados” (1 João 1:7).

 

QUESTÕES PARA DISCUSSÃO EM CLASSE

1. De forma resumida, o que preconiza a Teoria Kenótica?

R.

 

2. De que forma pode-se refutar a afi rmação de que Jesus não possuía atributos divinos?

R.

 

3. Do que Jesus Cristo se esvaziou?

R.

 

4. Qual o significado desse ato de Cristo para a vida do cristão? Exemplifi que o impacto na sua vida espiritual, tanto agora como para a eternidade.

R.

Leia também alguns artigos relacionados:

A depravação da humanidade
Comentário da lição
Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que...
Prefácio aos romanos
Comentário da lição
PAULO, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus.Texto...