Imprimir
Lições Bíblicas
Acessos: 2040
Ano 2015
Autor
Número de Páginas 200
Disponibilidade PDF Somente
Tipo de Livro E-Book (PDF)
Formato 15x23cm
ISBN 978-85-98889-10-8

Iniciamos um novo trimestre. No anterior vimos o Sermão da Montanha e suas implicações para os cidadãos do Reino de Deus. Nos próximos três meses, iremos nos debruçar sobre um tema interessantíssimo, “Um Novo Estilo de Vida”, com base nas cartas paulinas de Efésios e Colossenses.

As 11 primeiras lições têm por base os escritos paulinos aos cristãos de Éfeso. Essa carta marca uma volta decidida para níveis mais altos, mais sublimes, de ensino no progresso da verdade revelada e a sua experiência correspondente no Novo Testamento. A forma epistolar de revelação das verdades concernentes à fé cristã é, em si mesma, a glória típica dos escritos do Novo Testamento. No entanto, este fato deixa de ter grande influência sobre nós, visto estarmos demasiadamente familiarizados com essa forma. Que seria se a verdade a respeito da Igreja fosse transmitida através do exercício autocrático da autoridade apostólica! Ao invés disso, ela se destila suavemente em nossa vida através destas cartas graciosamente escritas 1.

A carta aos Efésios se destaca pela universalidade do seu conteúdo.2 O caráter universal desta epístola é percebido pelo plano da salvação proposto por Deus, que alcança toda criatura, independentemente de cor, raça ou nação. O capítulo 2 não contém apenas um eco da ênfase principal do capítulo 1, ou seja, que Jesus Cristo, como a revelação do Deus Triúno, é aquele “em quem todas as bênçãos, as de outrora, as presentes e as futuras, são derramadas sobre os cristãos, sendo neste sentido o eterno fundamento da Igreja, mas também prefigura os conceitos futuros sobre os quais o apóstolo se estenderá em maiores detalhes nos últimos capítulos”. 3 O que o capítulo 2 principalmente ataca, por implicação, é o espírito de exclusivismo pecaminoso, além de enfatizar o fato de que o amor de Deus é mais vasto que o oceano, e alcança não só judeus, mas também gentios, amalgamando-se numa unidade orgânica, e fazendo isso por meio de um instrumento inimaginavelmente mais estranho, ou seja, a morte numa cruz!

As duas últimas lições estão fundamentadas na Epístola aos Colossenses. Esse escrito paulino é considerado um dos maiores tratados cristológicos do Novo Testamento. Alguns estudiosos da Bíblia acreditam que Colossenses seja a epístola mais profunda que Paulo escreveu. 4 A mensagem de Colossenses é desesperadoramente necessária para a Igreja contemporânea. Vivemos numa época de tolerância com o erro e de intolerância com a verdade. Ao mesmo tempo em que as heresias se aninham confortavelmente na Igreja, embaladas nos braços da tolerância e do sincretismo religioso, a verdade é atacada com rigor excessivo. Mais do que nunca, estudar Colossenses é oportuno e necessário, uma vez que testemunhamos um res- surgimento vigoroso de obras insolentes atacando o nosso bendito Deus e Salvador Jesus Cristo. 5

Após 14 anos à frente do Departamento de Educação Cristã, a presente edição é a última sob minha responsabilidade. Fica uma profunda gratidão à valorosa equipe de colaboradores. Parabenizo e louvo a Deus pela vida dos irmãos e irmãs que se esmeraram na produção das Meditações Bíblicas Diárias, que tem alimentado o rebanho de Deus diariamente.

Que Deus ilumine e capacite o novo Diretor do Departamento de Educação Cristã!

Com amor e orações

Pr. Jonas Sommer

Direitos reservados por:
Conferência Batista do Sétimo Dia Brasileira